Motociclismo

Fabio Quartararo o mais rápido no Japão e Miguel Oliveira volta a cair

Fabio Quartararo foi o mais rápido no primeiro dia de treinos do Grande Prémio do Japão de MotoGP, marcado por nova queda de Miguel Oliveira, a terceira no espaço de duas semanas.

Embora nenhuma das duas sessões tenha sido marcada pela chegada de chuva, a verdade é que ocorreram alguns percalços, talvez por vários pilotos testarem os seus limites na pista de Motegi.

Nada que impedisse os tempos de baixarem significativamente de manhã para a tarde, com Quartararo a ser oito décimas melhor que a marca conseguida por Maverick Viñales no treino matinal, graças a uma volta em 1m44,764s.

O espanhol da Yamaha foi quem se aproximou mais do francês da SRT Petronas, ficando a 0,321s, com o terceiro registo a ir para para o Campeão do Mundo Marc Marquez, 0,336s mais lento que Quartararo.

Andrea Dovizioso, na melhor das Ducati, e Valentino Rossi, na segunda Yamaha oficial, completaram o lote dos cinco mais rápidos do dia, mesmo assim a mais de seis décimas de Fabio Quartararo, que parece tentado a desafiar o lugar mais alto do pódio novamente.

Infelizmente para Miguel Oliveira – que realizara o 17º tempo da manhã – uma nova queda em nada contribuiu para ajudar a sarar a lesão no ombro direito contraída aquando do ‘tombo’ sofrido no Grande Prémio da Grã-Bretanha.

O piloto português da Tech3 obteve o 19º registo – a 1,236s de Quartararo – depois de ir de novo ao solo, quando perdeu o controlo da dianteira da sua KTM RC16 à entrada da curva 12 do Circuito de Motegi. Seguia a mais de 170 km/h, foi aos rebolões pelo asfalto até se deter perto do posto dos comissários de pista ali existente.

Ainda ficou alguns segundo prostrado até se ajoelhar e levantar. Conseguiu regressar às boxes e a nove minutos da sessão obteve aquele que era o 18º registo do treino, para depois descer uma posição na tabela de tempos.

Recordamos em baixo esta queda do piloto de Almada

Em destaque

Subir