Fórmula 1

F1: Publicados os novos regulamentos da qualificação

F1qualiformat116

A Federação Internacional do Automóvel (FIA) publicou os novos regulamentos da qualificação na Fórmula 1, e que vão se estreados na primeira prova da nova temporada, na Austrália dentro de uma semana.

Foi aprovado o formato escolhido nas reuniões do Grupo Estratégico e a Comissão de Fórmula 1 da FIA no final de Fevereiro, com o Conselho Mundial a retificá-lo no começo deste mês.

Recorde-se que sob o novo formato as três sessões de qualificação – utilizadas desde 2006 – vão continua a existir, mas agora com um formato e sistema de eliminação diferentes.

A Q1 dura 16 minutos e o piloto mais rápido é eliminado ao fim de sete minutos, com outro seguir o mesmo caminho 90 segundos depois, até restarem 15 pilotos, que passam à fase seguinte.

F1qualiformat216

Na Q2, com 15 minutos de duração, o processo é igual à Q1, com o primeiro piloto a ser eliminado ao fim de seis minutos, o seguindo 90 segundos depois e aí por diante até restarem os oito para o segmento final.

A Q3, que dura 14 minutos, elimina o primeiro piloto ao cabo de cinco minutos, seguindo-se o mesmo processo de eliminação a cada 90 segundos até restar o piloto que garante a ‘pole position’.

Em destaque

Subir