Economia

‘Extra Nu’ da IKEA permite descontos até 50 por cento em 300 artigos

ikea_extra_nuUm dia depois do Pingo Doce ter chamado clientes com uma campanha de 50 por cento, é a vez da IKEA apostar numa promoção idêntica. Chama-se ‘Extra Nu’ e corta o preço pela metade, em 300 artigos. Motivo: escoar stock. Eis a razão dos descontos inacreditáveis.

Não é uma moda de descontos com 50 por cento, suscitada pelo Pingo Doce, que levou os responsáveis pela IKEA – superfície comercial sueca que vende artigos para o lar – a criar uma campanha que permite precisamente descontos com um custo que se fica pela metade.

A campanha ‘Extra Nu’ já arrancou, um dia depois dos 50 por cento de desconto oferecidos pelo Pingo Doce, na polémica campanha do dia 1 de maio. No entanto, os responsáveis pela IKEA fazem questão de separar o conceito desta campanha e não pretendem que existam comparações.

Mas as comparações são inevitáveis. Desde logo, pelo facto de estar em causa uma poupança que atinge os 50 por cento do valor total do artigo. Na campanha ‘Extra Nu’, há, no entanto, uma limitação: apenas 300 produtos estão ao abrigo da mesma.

Saliente-se também que esta campanha da loja sueca existe desde abril de 2010 e passou despercebida até 2012, precisamente pela polémica suscitada pelos descontos do Pingo Doce, que mereceram investigação da ASAE. Fonte da IKEA Portugal lembra à Agência Financeira que a promoção ‘Extra Nu’ está integrada no plano de descontos previstos.

As lojas de Alfragide, Loures e Matosinhos (as três que a multinacional sueca tem em Portugal) vão, assim, retirar metade do preço a 300 artigos, o que é justificado com uma necessidade de escoar o stock de produtos.

E não é difícil encontrar lojas com necessidade de escoar produtos, que chamam os consumidores prometendo descontos que atingem metade do preço. A Priberam, loja que comercializa livros e dicionários, corta 40 por cento do preço. As redes sociais transformam-se, depois, em espaços de divulgação destas promoções, desde a IKEA à Priberam.

A polémica do grupo Jerónimo Martins desencadeou um fenómeno de difusão com dimensão tal que estas campanhas dispensam publicidade, mesmo que pouco abonatória.

Em destaque

Subir