Economia

Expropriação de empresa da Repsol na Argentina deixa Durão Barroso “extremamente desiludido”

durao_barrosoDurão Barroso, presidente da Comissão Europeia, assumiu ter ficado “extremamente desiludido” com a decisão da Argentina em expropriar 51 por cento da YPF, empresa petrolífera controlada pelo grupo espanhol Repsol.

A Argentina expropriou mais de metade (51 por cento) do capital social da YPF, assumindo o controlo da empresa propriedade do grupo espanhol Repsol, num ato que o Governo espanhol já considerou hostil. A Comissão Europeia respondeu hoje ao anúncio, por intermédio do presidente Durão Barroso, que assumiu estar “profundamente desiludido” com a decisão do Executivo sul-americano.

“A Comissão Europeia transmitiu as suas preocupações ao governo argentino. Sublinhámos a necessidade de que se encontrem soluções de mútuo acordo que não prejudiquem o clima de negócios e, por isso, estou seriamente desiludido com o anúncio” da expropriação, afirmou Durão Barroso.

As declarações do presidente da Comissão Europeia foram registadas na sequência duma conferência de imprensa em Bruxelas, onde Barroso recebeu o Presidente da Alemanha, Joachim Gauck.

Em destaque

Subir