Cultura

Exposição sobre mitos rurais de lobisomens e bruxas apresentada em Lisboa

A exposição “Mitos rurais. Do lobisomem à bruxa”, que resulta de uma residência artística realizada no Paul, Covilhã, vai ser apresentada no festival “Birra da Cerveja”, em Lisboa, onde também será exibido o documentário sobre este património oral.

Nos dias 05, 06 e 07 de julho, o produto dessa criação viaja até Lisboa e é inserido no festival ‘Birra da Cerveja’, fazendo parte da programação, com tertúlia, exibição da exposição e de um documentário sobre o património oral recolhido e trabalho em período de criação”, referem os promotores da iniciativa, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

De acordo com a informação, o projeto em formato de residência artística e no qual participaram cinco ilustradores, foi desenvolvido pelo Laboratório Criativo Maria Zimbro em parceria com a Ilustrada, LabCom.pt, Gerador e Casa do Povo do Paul, e resultou numa exposição de ilustrações, de fotografias e relatos, que começam agora a caminhar fora dos concelhos da Covilhã e do Fundão, distrito de Castelo Branco.

“Das várias conversas onde as estórias fantásticas e misteriosas ganharam protagonismo, surgiram as ilustrações criadas por esses cinco autores e que compõem, agora, a exposição ‘Mitos rurais. Do lobisomem à bruxa’, onde podemos conhecer a partida desta aventura pensada e inserida na Ilustrada – Jornadas de Ilustração da Universidade da Beira Interior”, é referido.

No âmbito deste projeto, as estórias registadas dão também origem a um roteiro pela vila do Paul, que será dado a conhecer no sábado, às 17:00, com uma visita guiada aos locais.

“É uma oportunidade única de ver, criar, registar e divulgar, no mesmo quadro, uma senhora de 90 anos que conta, entre armários e bancos de uma antiga mercearia, como lhe é ainda presente a memória de ter medo de sair à rua quando tinha 20 anos, em dias de lua cheia, porque o senhor da mercearia se transformava em lobisomem”, especifica a organização.

Posteriormente, entre os 05 a 07 de julho, os trabalhos serão mostrados no festival “Birra da Cerveja”, que se realiza na Junta de Freguesia do Lumiar.

Durante os dias do festival, a exposição estará patente na Central Gerador, que se localiza na sede da referida junta. No dia 07 de julho, às 18:30, no salão nobre da junta será também realizada uma tertúlia com o alinhamento iniciado no Paul, bem como a projeção do documentário gravado na vila da residência artística.

Em destaque

Subir