Nas Notícias

Exposição itinerante assinala aniversário da Ponte 25 de Abril

PT_EP_JAEAF_CT_577_61

No mês em que assinala o 49.º aniversário, a Ponte 25 de Abril dá o mote a uma exposição itinerante, promovida pela Infraestruturas de Portugal, com o apoio da JCDecaux, que pode ser visitada a partir de 14 de agosto, na Estação de Santa Apolónia, em Lisboa.

‘A Ponte que nos liga’ é uma mostra itinerante, composta por 16 fotografias, que pode ser visitada até 3 de setembro na Estação de Santa Apolónia, de 4 a 30 de setembro, na Estação de Roma-Areeiro, seguindo depois viagem para a Estação de Lisboa-Oriente, até 20 de outubro.

‘A Ponte que nos liga’ revisita as datas que marcaram a história desta infraestrutura. No entanto, centra-se, sobretudo, no registo iconográfico da construção da ponte que ligou a margem norte à margem sul do rio Tejo.

Ao longo de 49 anos, soube adaptar-se e responder às necessidades de mobilidade urbana, acompanhando o processo de metropolização a sul.

Inaugurada a 6 de agosto de 1966, como ‘Ponte Salazar’, foi rebatizada ‘Ponte 25 de Abril’ após a Revolução de 1974 sendo, desde sempre, considerada uma obra maior da engenharia portuguesa e um símbolo do país e da sua capital.

O crescente movimento, bem como as filas de trânsito constantes no acesso à ponte, conduziram à introdução do comboio, em junho de 1999, tal como inicialmente projetado.

Atualmente, a ferrovia regista uma afluência de cerca de 174 comboios por dia e, a rodovia, mais de 140 mil veículos diários.

Em destaque

Subir