Economia

Exportações subiram mais do que as importações em outubro

As exportações de bens aumentaram 8,4 por cento e as importações subiram 6,5 por cento em outubro face ao mesmo mês de 2018, sobretudo impulsionadas pela evolução do comércio dentro da União Europeia (UE), divulgou hoje o INE.

Segundo as Estatísticas do Comércio Internacional do Instituto Nacional de Estatística (INE), “destacam-se os acréscimos nas exportações e importações de ‘material de transporte’ (+12,9 por cento e +19,3 por cento, respetivamente).

Excluindo os ‘combustíveis e lubrificantes’, em outubro as exportações aumentaram 7,3 por cento e as importações cresceram 5,9 por cento (+6,7 por cento e +10,4 por cento, respetivamente, em setembro de 2019).

No mês em análise, o défice da balança comercial de bens aumentou sete milhões de euros face ao mês homólogo de 2018, atingindo 1.647 milhões de euros, sendo que, excluindo os combustíveis e lubrificantes, o saldo foi negativo em 1.138 milhões de euros, o que representa uma redução do défice em seis milhões de euros face a outubro de 2018.

Em destaque

Subir