Nas Notícias

Exportações do têxtil e vestuário sobem 1,1% para 880 ME em janeiro e fevereiro

As vendas no exterior da indústria têxtil e vestuário totalizaram 880 milhões de euros, em janeiro e fevereiro, mais 1,1 por cento, que em igual período de 2018, segundo dados hoje divulgados pela associação do setor.

A ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal refere que, neste desempenho, Espanha continua a liderar o ‘ranking’ dos principais destinos da produção nacional, com uma quota de 28,7 por cento, mas sublinha que registou um crescimento contido, de apenas 1 por cento.

A Itália reforçou a tendência de crescimento com uma evolução de 3,4 por cento.

Apesar do crescimento das vendas no exterior, a associação realça que as importações de têxteis e vestuário registaram “novo aumento exponencial de 13,1 por cento”.

Para aquele cenário, há que contar com o contributo da China com um peso de 76,2 por cento (29 milhões de euros), Espanha com 7,7 por cento (18,5 milhões de euros) e o Paquistão com 61,5 por cento (9,9 milhões de euros).

Ainda no que se refere às exportações, os Estados Unidos surgem como o mercado que registou o maior crescimento, 17,8 por cento, o que traduz um aumento absoluto de cerca de 8,9 milhões de euros.

De acordo com os dados da ATP, o mercado norte-americano reforça assim o peso de 7 por cento que detém nas exportações do setor.

O Canadá também ganha relevância nas exportações, já que “também registou uma forte subida de 29,9 por cento, ou seja, mais dois milhões de euros que no mesmo período do ano anterior”, refere a associação.

Em destaque

Subir