Economia

Exportações disparam 13,3 por cento em janeiro, adianta INE

dinheiroInstituto Nacional de Estatística (INE) divulga dados relativos ao comércio internacional, destacando-se o crescimento das exportações em Portugal, que em janeiro de 2012 cresceram 13,3 por cento, em comparação com mês homólogo de 2011. Défice da balança comercial decresceu.

Há novos indicadores positivos relativos ao comércio, divulgados pelo INE, que aponta um crescimento a dois dígitos das exportações portuguesas, numa comparação entre os meses de janeiro de 2011 e 2012.

Este crescimento reforça a tendência que se verificara no fim de 2011. Em dezembro Portugal registou uma subida nas exportações na ordem dos 4,4 por cento, o que constituiu o valor mais baixo ao longo de um período superior a um ano. No entanto, em janeiro de 2012, as exportações portuguesas disparam 13,3 pontos percentuais.

Os países onde as exportações portuguesas mais cresceram, segundo o INE, estão fora da União Europeia. Para esses países, Portugal aumentou as exportações em 37,9 por cento, comparativamente com 2011.

Dentro do espaço europeu, esse aumento foi muito mais ténue: 5,9 por cento, em comparação com janeiro do ano passado. Assinale-se, no entanto, que em outubro se verificou uma quebra de 1,1 pontos percentuais.

Outro indicador positivo que o INE divulga, relativo ao comércio, mostra que Portugal exporta mais do que o que importa. As importações aumentaram apenas 3,8 por cento, num paralelo entre os meses de janeiro de 2011 e 2012.

Numa análise ao último trimestre, verifica-se um aumento expressivo das exportações portuguesas, na ordem dos 10,9 por cento, em contraponto com uma queda das importações, na ordem dos sete pontos percentuais. O défice da balança comercial é assim menor e situa-se nos 2,07 mil milhões de euros.

Em destaque

Subir