Mundo

Explosão em avião mata uma pessoa

Somália Explosão AviãoUma pessoa morreu após uma explosão num avião comercial, que teve de aterrar de emergência em Mogadíscio, na  Somália. O caso está a ser investigado. O aparelho da companhia aérea Daalo Airlines ficou com um buraco na fuselagem. Transportava 74 passageiros.

Um avião de uma companhia aérea da Somália foi obrigado a fazer uma aterragem de emergência, em Mogadíscio, nesta terça-feira, em virtude de uma explosão cujas causas não foram divulgadas.

O incidente ocorreu logo após a descolagem do aparelho, da companhia aérea Daalo Airlines. Seguiam a bordo 74 passageiros, sendo que um deles morreu. Todos os restantes abandonaram o aparelho em segurança.

“Por sorte, os controlos de voo não foram danificados e eu pude aterrar no aeroporto. Perdemos pressão, mas tudo acabou bem”, começou por revelar o piloto, Vladimir Vodopivec, antes de se saber que havia uma vítima mortal.

A aeronave, que partira de Mogadíscio, ficou com um buraco na fuselagem, de cerca de um metro de diâmetro, de acordo com informações divulgadas pela polícia e que podem ser comprovadas por fotografias que alguns passageiros tiraram.

“O avião de passageiros fez uma aterragem de emergência pouco depois de levantar voo, na terça-feira, e havia danos num dos lados do aparelho sobre a asa direita”, confirmou o agente Mohamed Ise, citado pela agência Lusa.

As autoridades estão a investigar as razões da explosão, que deixou a parte lateral da fuselagem com danos bem visíveis. Logo após a explosão, deu-se um incêndio, rapidamente controlado e extinto.

O vice-embaixador da Somália para a Organização das Nações Unidas (ONU), Awale Kullane, seguia no aparelho e fez o seu relato. “Depois da explosão, ficou um fumo intenso. E quando a visibilidade regressou, eles perceberam que um pedaço do avião”.

O acidente ficou registado em diversas fotografias, que mostram os danos na parte lateral do avião, mesmo ao lado dos motores. A hipótese de atentado não foi colocada de parte.

Em destaque

Subir