Mundo

A explicação para como o Spotify nos mostra música que gostamos mesmo sem a conhecermos

É uma das novas ferramentas do Spotify que está a gerar melhores críticas juntos dos utilizadores. A “Discover Weekly” contém 30 canções que à partida o utilizador não conhece e entrega-as prontas a consumir, revelando um excelente nível de acerto no que aos gostos diz respeito. Mas como é que esta ferramenta funciona realmente?

O site Hackernoon explicou detalhadamente os passos que o Spotify dá para decifrar os gostos de utilizadores. De uma forma geral, fá-lo através de um conjunto entre todos os serviços de qualidade no meio, como a Pandora ou o Last.fm.

Posto isto, para compor as playlists semanais de 30 músicas, o Spotify baseia-se em três modelos distintos:  a filtragem colaborativa, um processamento natural da linguagem e um modelo áudio.

A filtragem colaborativa, como o próprio nome indica, é o método em que são analisados não só os nossos gostos mas também os de outros utilizadores. Nesse sentido, se gostamos de cinco bandas diferentes e um outro utilizador gosta de três dessas cinco bandas, o Spotify irá reconhecer que há gostos comuns e, assim, recomendará aquilo que um utilizador anda a ouvir e outro não.

O segundo modelo, neste caso o processamento natural da linguagem, é baseado exclusivamente na palavra e pesquisa. O Spotify procura constantemente, através da internet, tudo o que se diz e escreve sobre um determinado artista. A isso, repara também nos artistas mencionados ao lado do cantor que andamos a ouvir com mais frequência: se andamos a ouvir determinado música e ele surge ao lado de outro em vários artigo, é provável que nos agrade também.

Por fim, o modelo áudio centra-se exclusivamente nas canções. A análise do Spotify leva a cabo várias músicas e, se há duas ou mais que são semelhantes e nos agradam, é provável que muitas do género entrem nessa categoria.

De uma forma geral, através destes três modelos, o Spotify consegue entregar semanalmente um conjunto de músicas novas para o utilizador, o que lhes tem valido muitos elogios.

 

Em destaque

Subir