TV

Experimente três minutos de ansiedade com este vídeo dramático

Um internauta com distúrbio obsessivo-compulsivo (DOC) criou um vídeo que resume, em apenas três minutos, a ansiedade de quem sofre desta perturbação. Veja como de um simples cálculo sobre as horas de sono se pode ficar obsessivamente preocupado com o Ébola e o cancro.

Mas, antes, um pequeno enquadramento: um DOC é, em termos gerais, uma perturbação psicológica caracterizada por pensamentos obsessivos e compulsivos, que instigam a pessoa a manifestar comportamentos que ‘os outros’ consideram estranhos, como atitudes perfeccionistas (por exemplo,não poder ver nada “fora do sítio”) e rituais (estar constantemente a lavar as mãos ou nunca virar três vezes seguidas à esquerda).

São comportamentos incontroláveis ou dificilmente controláveis e que provocam incómodo e angústia a quem deles sofre e aos familiares e amigos dos pacientes. É ainda, segundo a Organização Mundial de Saúde, o quarto diagnóstico psiquiátrico mais frequente na população.

Para que ‘os normais” se apercebam das dificuldades de quem sofre de um distúrbio obsessivo-compulsivo, Torre Catalano resumiu num vídeo de três minutos alguns dos casos que já experimentou. Ao mesmo tempo, a narração dos múltiplos pensamentos exemplica como estes se acumulam e disputam a ‘atenção’ da pessoa.

“Eu fiz este vídeo para dar uma pequena amostra do que é a minha própria galáxia. É esquisito e caótico e bonito, como a galáxia que abriga os nossos planetas e asteróides. A minha esperança é que, ao assistir esse vídeo, outras pessoas que tenham DOC não se sintam solitárias e que elas aprendam a amar as suas próprias galáxias que vivem nos seus ombros”, explicou Torre Catalano.

Em destaque

Subir