Nas Notícias

Expectativas altas dos pais podem piorar as notas dos filhos

Quanto mais altas são as expectativas dos pais, maiores são as probabilidades dos filhos tirarem más notas na escola, concluem investigadores britânicos. O estudo destaca a pressão parental sentida pelo aluno.

Mais importante do que esperar boas notas de um filho é esperar notas de acordo com as suas capacidades.

Investigadores da Universidade de Reading, na Inglaterra, realizaram um estudo que conclui que há uma ligação entre expectativas altas dos pais e más notas dos filhos.

O leitor não deve confundir “expectativas altas” com pulso firme e ser exigente com o empenho do filho na escola. Não é esta questão que se coloca.

Mas quando a expectativa é irreal e se transforma numa idealização de resultados escolares superiores às possíveis, o filho pode não saber lidar com as suas insuficiências, o que se repercute negativamente nas notas.

Os pais devem “valorizar a criança”, mas “não devem esperar demais”. Quando isto acontece, “os resultados escolares pioram”.

“O estudo que realizámos mostrou lados positivos, mas sobretudo negativos, na análise às expectativas dos pais sobre o desempenho académico dos filhos. A expectativa mostra um pai preocupado, mas quando é exagerada pode tornar-se venenosa”, resume Kou Murayama, professor e principal autor da pesquisa.

Quando um aluno sente que esperam de si algo que ele não consegue, “sente-se pressionado”, há uma “queda de eficácia, ansiedade, frustração prévia e um desânimo”.

Os investigadores reuniram um grupo de 3530 jovens alemães, estudantes do ensino básico e secundário, que foram acompanhados, entre 2002 e 2007.

Além de questionários, foram analisadas as notas e comparados métodos de acompanhamento dos pais.

Por outro lado, foram feitas comparações com 12 mil estudantes norte-americanos, sendo que a conclusão é a mesma.

Em destaque

Subir