Nas Notícias

Existe um site que vigia casas portuguesas e transmite imagens em direto

videovigilancia Um site russo, chamado Insecam, difunde vídeos de vigilância de casas, algumas delas portuguesas, que têm sistemas de segurança instalados. A prática é ilegal, mas surge para alertar as pessoas para a sua vulnerabilidade. Mais de 200 lares portugueses figuram entre milhares de espaços que o Insecam exibe em direto. As lojas e empresas estão no mesmo patamar de insegurança. Tem uma câmara de vigilância em sua casa? Tenha cuidado, porque as imagens podem estar a ser transmitidas em direto para todo o mundo.

Mais de 200 casas portuguesas com sistemas de videovigilância vulneráveis estão a ser vítimas do Insecam, um site russo que está a difundir imagens dessas residências sem que os proprietários tenham conhecimento de uma prática que é ilegal.

O Insecam apenas acede às milhares de câmaras instaladas em casas e não só (escritórios, lojas, entre outros) e transmite as imagens que capta em direto.

Não há ‘hacking’, mas apenas um acesso a esses sistemas de videovigilância por negligência dos proprietários desses sistemas.

“Por vezes, os proprietários esquecem-se de mudar as senhas no sistema de vigilância de segurança, câmara online ou DVR. Essas câmaras online estão disponíveis para todos os utilizadores da Internet. Aqui, pode ver milhares de câmaras localizadas em cafés, lojas, centros comerciais e casas de todos os países do mundo”, informa o Insecam, no seu site.

As câmaras que os proprietários instalam para sua segurança ficam vulneráveis e este site está ilegalmente a mostrar essas imagens.

Não tem permissão para mostrar vídeos, mas a ação do Insecam surge para alertar as pessoas para a sua vulnerabilidade e para o modo fácil como a sua privacidade pode ser violada.

O site Insecam pertence a uma empresa com sede na Rússia, o que o protege de uma investigação eficaz por parte das autoridades portuguesas.

Se tem um sistema de videovigilância em sua casa, na sua loja ou na sua empresa, tenha cuidado, porque as imagens que são captadas em vídeo para sua segurança podem estar a ser transmitidas em direto para todo o mundo.

Em destaque

Subir