Ciência

Exercício para perder peso? E que tal dormir bem?

No momento em que pensamos em perder peso, lembramo-nos imediatamente de dietas e exercícios físicos. No entanto, segundo uma pesquisa da King’s College de Londres, dormir pelo menos sete horas por dia pode ser uma grande ajuda.

Um aprofundado estudo da King’s College de Londres associa as horas de sono à capacidade de perder ou controlar o peso. Dormir bem pode ser tão importante como a prática de exercício físico.

Quer perder uns quilos e imediatamente aponta duas prioridades: fazer uma dieta ou praticar exercício físico de forma regular.

Porém, há um dado novo que, de acordo com uma equipa de investigadores da universidade King’s College de Londres devemos ter em consideração: o nosso sono.

O dado não é inteiramente novo. Alguns estudos já tinham feito uma associação entre a quantidade de horas que dormimos e o controlo do peso. Mas este estudo partiu de uma análise a diversas outras pesquisas que estabeleceram uma relação entre o sono e o apetite.

A conclusão aponta para pelo menos sete horas de sono, essenciais para comer menos. Nem todos os participantes no estudo apresentaram a mesma relação causa efeito, mas por princípio os investigadores verificaram que quem dormia pelo menos sete horas diárias tinha uma tendência a comer mais.

A razão para este facto, segundo os investigadores, prende-se com o facto de que uma má noite de sono afetar dois hormónios relacionados com a fome.

Dormir mal aumenta o hormónio grelina, que estimula determinados neurónios que provocam um aumento do apetite.

Ao mesmo tempo, não dormir horas suficientes reduz a leptina. E este hormónio é fundamental para controlar o peso, uma vez que ‘diz’ ao hipotálamo que o corpo já tem reservas suficientes de alimento – ou seja, que já está saciado, o que leva a uma inibição do apetite.

Se dormirmos mal, se estivermos em privação do sono, no momento em que nos expomos aos alimentos, as regiões cerebrais associadas à busca do prazer estão mais ativas.

Dormir pouco leva-nos a comer mais, mas não só: comemos pior. Procuramos alimentos ricos em açúcar e em gorduras, em detrimentos de outros mais saudáveis.

Estes factos ajudam-nos a compreender uma associação já conhecida: pessoas que não adotam um sono com regras estão mais sujeitas a problemas como diabetes tipo 2, a longo prazo, e a aumento de peso.

Em conclusão, os investigadores recomendam adotar regras na cama, para conseguir melhores comportamentos à mesa. Dormir bem ajuda-nos a resistir a alimentos que nos levam a engordar.

Em destaque

Subir