Nas Notícias

Exercício físico reduz risco de cancro da mama e do cólon

Organização Muncial de Saúde revela que bastam 150 minutos semanais para reduzir os riscos de contrair os cancros da mama e do cólon, lembrada, no Dia Mundial do Cancro, como a segunda principal causa de morte em todo o mundo.

Bastam duas horas e meia de exercício para que os riscos de contrair cancro da mama e do cólon sejam menores, avança hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS), na data em que se assinala o Dia Mundial do Cancro.

Segundo dados relativos a 2008, 610 mil homens e mulheres morreram, vítimas cancro colorrectal, e 460 mil mulheres perderam a vida, devido ao cancro da mama – número que, somados, representam uma morte em cada dois segundos.

Para evitar este drama (e para combater o facto de o sedentarismo ser o quarto factor de risco associado às mortes em todo o mundo), a OMS recomenda 150 minutos semanais de actividade física por semana para a população adulta e 60 minutos para crianças e adolescentes.

O presidente da União Internacional Contra o Cancro, Eduardo Cazap, considera que “uma quarto deste tipo de tumores poderia ser evitado”, se fossem adoptados hábitos salutares. No Dia Mundial do Cancro, a OMS lembra que o cancro é a segunda principal causa de morte em todo o mundo, depois das doenças cardiovasculares.

Em destaque

Subir