Nas Notícias

Um exame ao sangue pode revelar problemas cardíacos que os genes ocultam

exame sangue problemas cardiacosOs testes ao sangue não abrangem todos os genes, mas agora há um novo exame que permite identificar problemas cardíacos que estavam ocultos. Para além de revelar doenças cardíacas hereditárias, a técnica é ainda mais rápida, fiável e… acessível.

O preço é (ainda e sempre) um dos principais factores a ter em conta na hora de realizar exames: os testes mais comuns nos sistemas públicos de saúde abrangem apenas um pequeno número de genes.

Os investigadores do Imperial College London e MRC Clinical Sciences Centre (Reino Unido) desenvolveram um novo exame de sangue que ajuda a diagnosticar problemas cardíacos hereditários, abrangendo um total de 174 genes.

Mais rápido e fiável, este exame sobressai por identificar condições específicas que tendem a permanecer ocultas, dado que apenas os testes mais demorados (e mais caros) os poderiam revelar.

De acordo com a British Heart Foundation, que financiou a pesquisa, a grande vantagem deste novo exame ao sangue é permitir identificar doenças cardíacas hereditárias.

“Sem um teste genético, normalmente temos que manter toda a família sob vigilância constante por muitos anos. Isso é altamente custoso tanto para as famílias quanto para o sistema de saúde”, salientou James Ware, cardiologista especialista em condições cardíacas hereditárias.

“Por outro lado”, acrescentou, “quando um teste genético revela a anormalidade genética exata causando a condição em um membro da família, torna-se simples testar outros membros da família. Aqueles que não tiverem o gene defeituoso podem ser tranquilizados e poupados de visitas intermináveis a hospitais”.

Este novo exame ao sangue já está a ser aplicado em dois hospitais britânicos, que registam uma média de 40 testes por mês.

As estimativas apontam para que os problemas cardíacos hereditários afetem mais de 500 mil pessoas só no Reino Unido.

Algumas das doenças que afetam o coração e o sistema circulatório são passadas de geração em geração, podendo afetar pessoas de qualquer idade e representar risco de morte.

Em destaque

Subir