Nas Notícias

Ex-soldado que recebeu transplante facial já desfaz a barba

richard_norrisO ex-soldado norte-americano que recebeu uma nova face está a recuperar bem. Richard Norris, de 37 anos, submeteu-se ao maior transplante realizado até hoje e, numa operação que durou 36 horas, recebeu parte da face, mandíbula, parte da língua e dentes.

É com uma nova cara que Richard Norris está a encarar a vida. O norte-americano de 37 anos foi submetido a um transplante facial, na Universidade de Maryland (EUA), tendo-lhe sido implantados parte da face, mandíbula, parte da língua e dentes. Uma semana após a intervenção cirúrgica, o paciente tem evidenciado sinais de boa evolução e recuperou alguma sensibilidade e movimentos faciais: inclusive, já desfaz a barba e escova os dentes.

Segundo a universidade, o caso do ex-soldado estava em análise desde 2005, ano em que a França realizou o primeiro transplante facial. A Marinha dos EUA contribuiu para o financiamento da intervenção cirúrgica, com o intuito de auxiliar a evolução técnica destas operações para poder, a breve prazo, tratar soldados: estima-se que mais de 200 militares norte-americanos necessitem de transplantes faciais.

Richard Lee Norris vivia ‘escondido’ por uma máscara desde que, há 15 anos, sofreu um acidente com uma arma de fogo. Além da cara desfigurada, o norte-americano perdeu os lábios, o nariz e alguns movimentos na boca. “O objetivo é restaurar as funções e ter resultados estéticos satisfatórios”, admitiu o chefe de cirurgia plástica reconstrutiva do centro de traumas do hospital da universidade, Eduardo Rodríguez.

 

Em destaque

Subir