Nas Notícias

EX-presidente da Assembleia Legislativa de Macau aceite como único candidato à eleição do chefe do Executivo

A Comissão de Assuntos Eleitorais do Chefe do Executivo (CAECE) de Macau anunciou hoje que o ex-presidente da Assembleia Legislativa Ho Iat Seng é o único candidato proposto admitido para a eleição de 25 de agosto.

A presidente da CAECE, Song Man Lei, disse que “Ho Iat Seng é o candidato proposto admitido para a eleição para a eleição do chefe do Executivo de 2019, sendo a única pessoa que entregou os boletins de propositura necessários”.

Ho Iat Seng entregou 379 proposituras assinadas pelos membros da Comissão Eleitoral do Chefe do Executivo (CECE), que vai eleger o líder do Governo de Macau, acrescentou a juíza, citada em comunicado.

Para apresentar o boletim os candidatos precisavam de recolher a assinatura, ou apoio, de pelo menos 66 dos 400 membros do colégio eleitoral. Cada membro pode propor um só candidato.

A CAECE deliberou ainda que a assembleia de voto para a eleição de 25 de agosto vai funcionar na Nave Desportiva dos Jogos da Ásia Oriental, tendo também marcado para o mesmo local, mas em 10 de agosto, uma sessão de apresentação e de esclarecimento sobre o programa político de Ho Iat Seng.

Além de ser eleito pelo colégio eleitoral, o candidato a chefe do Executivo é nomeado pelo Governo Central, de acordo com a ‘mini Constituição’ do território, a Lei Básica, e a respetiva lei eleitoral.

Em 05 de julho, Ho Iat Seng renunciou ao mandato de deputado, e automaticamente ao cargo de presidente da Assembleia Legislativa (AL) de Macau para se candidatar ao cargo de chefe do Governo. O atual líder do Executivo, Fernando Chui Sai On, cumpriu dois mandatos e não podia recandidatar-se.

O empresário estreou-se como deputado em 2009, ano em que foi eleito para o cargo de vice-presidente da AL. Quatro anos depois, em 2013, Ho Iat Seng foi escolhido para o de presidente daquele órgão. Até abril passado, foi um dos 175 membros do Comité Permanente da Assembleia Popular Nacional chinesa.

O candidato a chefe do Governo é administrador e gerente-geral da Sociedade Industrial Ho Tin S.A.R.L.; presidente do conselho de administração da Companhia de Investimento e Desenvolvimento Ho Tin, Limitada; e administrador e gerente-geral da Fábrica de Artigos de Plástico Hip Va.

Em destaque

Subir