Mundo

Ex-oficial da CIA diz que os EUA fornecem armamento ao Estado Islâmico

Um ex-oficial da CIA, do departamento de contraterrorismo e do Comité de Relações Exteriores do Senado norte-americano afirma que são os EUA que garantem armamento para os terroristas do Estado Islâmico (EI).

John Kiriakou garante que o congresso dos EUA arma os extremistas, ao fornecer armamentos para o Exército Livre da Síria, também conhecida como oposição ‘moderada’ ao presidente Bashar al-Assad.

“Eles [Exército Livre da Síria] não ajudam em tudo. Apoiando-os, só pioraram as coisas. A maioria das armas norte-americanas que foi enviada para eles só encontrou seu caminho nas mãos do Estado Islâmico. O Congresso pagou por armamento para os terroristas”, frisou Kiriakou.

O mesmo denuncia ainda que os equipamentos modernos utilizados pelos extremistas foram enviados pelos EUA ao Exército Livre, bem como, aos seus aliados no Iraque.

“A ideia norte-americana de uma oposição liberal democrática amante da liberdade e da paz, uma alternativa ao presidente sírio, era apenas um disparate”, defendeu Kiriakou, dizendo que os EUA deveriam ter ficado de fora e que a sua chegada só piorou a situação.

Segundo a mesma fonte, os EUA disponibilizaram 500 milhões de dólares para criar um contingente de 5000 homens do Exército Livre da Síria até final deste ano.

Esta força é a mesma que luta contra o presidente sírio, Bashar al-Assad, e que está entre as quezílias dos EUA com a Rússia, uma vez que Putin defende Assad.

Em destaque

Subir