Mundo

Ex-ministro Scajola detido por suspeita de ajudar a máfia em Itália

scajola 210scajolaClaudio Scajola, ministro da Indústria no antigo Governo de Berlusconi, foi detido sob suspeita de ter ajudado Amedeo Matacena, um empresário condenado por associação com a máfia. Matacena, que integrava o partido de Berlusconi, Forza Italia, continua foragido.

Há mais um escândalo de evasão fiscal no partido de Sílvio Berlusconi, o Forza Italia. Claudio Scajola, antgo ministro da Indústria, foi detido por alegada cumplicidade na fuga de Amedeo Matacena, um empresário condenado por associação com a máfia.

Matacena, que também fazia parte do círculo íntimo de Berlusconi e foi deputado eleito pelo Forza Italia, encontra-se foragido e foi ajudado, por Scajola, a movimentar o dinheiro antes que as autoridades o cativassem.

De acordo com a unidade antimáfia da polícia (DIA), Amedeo Matacena foi condenado pelas ligações com a poderosa máfia da Calábria, a Ndrangheta, e chegou a ser detido no ano passado, no Dubai. Porém, foi libertado quase de imediato.

Frederico Cafiero, o promotor que lidera o caso, afirmou numa entrevista que Scajola é suspeito de, com outras pessoas influentes, ajudar Matacena a fugir de Itália e transferir a fortuna.

Até ao momento, foram apreendidos cerca de 50 milhões de euros nas buscas às propriedades de Matacena, segundo um comunicado da DIA.

Scajola, ministro da Indústria no último Governo de Berlusconi, foi forçado a renunciar, em 2010, após acusações de ter realizado um obscuro negócio imobiliário em Roma. No início deste ano, o ex-governante foi inocentado em tribunal.

Os comentadores políticos analisam agora o impacto desta detenção na campanha eleitoral para o Parlamento Europeu, a somar à condenação de Berlusconi por evasão fiscal e à prisão, em abril, de Marcello Dell’Utri, outra grande figura do partido que fugira à Justiça italiana e foi capturado no Líbano.

Em destaque

Subir