Categorias: Nas NotíciasPaís

Ex-engenheiro da Brisa vai falar em tribunal de alegadas burlas em expropriações

Um ex-engenheiro da Brisa é o único acusado por uma burla de 8,16 milhões de euros em expropriações para autoestradas do Norte que anunciou a intenção de depor no tribunal de Gaia, onde o caso começou hoje a ser julgado.

As explicações serão dadas na terça-feira, dia da próxima sessão deste julgamento, adiantou o coletivo de juízes da Instância Central Criminal de Vila Nova de Gaia.

O processo conta com um total de 12 arguidos (sete pessoas e cinco empresas) e o engenheiro em causa é o que tem maior número de crimes imputados pelo Ministério Público (MP): 120 de burla e outros tantos de corrupção passiva.

Os demais arguidos – que anunciaram a intenção de optar por silêncio em tribunal, pelo menos numa primeira fase – são um contabilista (acusado de 76 crimes de burla e de 76 corrupção ativa), cinco outras pessoas (cada uma delas com a imputação de 44 crimes de burla e 44 de corrupção ativa) e cinco empresas: um gabinete de contabilidade e quatro firmas ligadas à construção e imobiliário.

A sessão de hoje, uma de mais de quatro dezenas que estão previstas, foi preenchida com a identificação dos arguidos, acertos na calendarição de audiências e apresentação de requerimentos.

Os factos em causa reportam-se aos anos de 2007 e seguintes, quando o agrupamento Autoestradas do Douro Litoral, de que faziam parte sociedades como a Brisa, foi concessionário da conceção, projeto, construção, aumento de vias, financiamento, conservação e exploração de vários lanços das autoestradas A43, A41 e A32.

A condução da expropriação dos terrenos necessários à construção das autoestradas, da responsabilidade de uma empresa do grupo Brisa, foi atribuída por aquela entidade ao engenheiro agora arguido, “passando este a liderar todo o processo que culminava na celebração da escritura pública dos contratos de expropriação amigável”, segundo o MP.

Consumando um esquema “de engano e corrupção”, seis das pessoas arguidas adquiriam as parcelas a expropriar para as autoestradas aos respetivos proprietários pelo preço real ou superior, “sabendo que posteriormente seriam muito valorizadas” pelo engenheiro encarregado de as avaliar.

“Aproveitando-se da confiança que aquela empresa nele depositava, o funcionário da Brisa estabelecia arbitrariamente o valor dos terrenos a expropriar, sobrevalorizando-os de forma exponencial, atribuindo-lhe, por exemplo, fictícia capacidade construtiva”, referiu a Procuradoria-Geral Distrital, numa síntese da acusação do MP.

Num dos casos, detalhou, um terreno que pelos critérios legais tinha o valor de 3.239,50 euros acabou por custar à Brisa 87.615 euros, correspondente a um prejuízo de 84.375,50 euros.

Na acusação, o MP reclama de todos os arguidos o pagamento ao Estado de 8,158 milhões de euros, “o correspondente às vantagens dos crimes”.

Para garantia de pagamento ao Estado desse montante, um juiz de instrução criminal decretou, entretanto, o arresto preventivo de um total de 225 imóveis de que são proprietários os sete arguidos e cinco sociedades.

O caso esteve na origem, em abril de 2018, da operação “Ventos do Norte”, desenvolvida pela Diretoria do Norte da Polícia Judiciária.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 26 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 26 de…

há % dias

Alterações climáticas podem tornar-se na principal causa da perda de biodiversidade até 2050

De acordo com um estudo publicado hoje (sexta-feira, 26) na prestigiada revista Science, a biodiversidade global…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

26 de abril, dia de recordar as vítimas de Chernobyl

A 26 de abril de 1986, na Ucrânia (então parte da União Soviética), dá-se o pior…

há % dias

UC coordena projeto europeu direcionado para agricultura digital

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a coordenar um…

há % dias

24 de abril, os gregos entram em Troia escondidos no mítico Cavalo

O dia 24 de abril marca a entrada dos gregos em Troia: os troianos julgam…

há % dias