Apresentações/Novidades

Ex-diretores da Porsche julgados em tribunal de Estugarda por manipulação bolsista

ExPorsche114Wiedking114 600Dois antigos responsáveis da Porsche – Wendelin Wiedeking e Holger Härter – vão ser julgados por um tribunal de Estugarda por manipulação bolsista na tentativa de aquisição de ações da Volkswagen mediante uma estratégia secreta e complexa.

Um tribunal de apelo tinha rejeitado um recurso segundo o qual não existiriam provas suficientes para que o julgamento se iniciasse, no qual os lesados tentam compensações de milhões de euros por parte da Porsche SE, de cuja admnistração os dois acusados faziam parte.

O caso remonta a 2008, altura que a Porsche terá iniciado secretamente a aquisição de açoes da Volkswagen, mas não foi confirmado que o objetivo daquelas responsáveis da marca de Weissach fosse adquirir até 75 % da VW. Contudo, os promotores públicos acusam os dois elementos da Porsche de planearem a compra da totalidade da marca de Volfsburgo no ano seguinte.

Um comunicado público da Porsche fez com que alguns acionistas alarmados vendessem acções da VW, e quando as verdadeiras intenções dos responsáveis da casa de Weissach foram relevadas em Outubro e 2008 as ações da Volkswagen atingiram valores recorde.

HolgerHarter214 600A falhada tentativa da Porsche em adquirir a Volkswagen causou uma grande dívida e o construtor de Weissach ficou mesmo à beira da bancarrota, sendo ironicamente absorvido pela Volkswagen em 2012.

De referir que no ano passado Holger Härter já fora condenado num processo paralelo acusado de fraude de crédito.

Em destaque

Subir