Nas Notícias

Ex-diretor do Público acusa Sócrates de controlar jornais e rádios

jose_socrates_evoraAo comentar o “livro de Saraiva”, José Manuel Fernandes escreveu com que “devíamos estar antes a discutir como o DN, o JN e a TSF são hoje usados por José Sócrates”.

No artigo de opinião de hoje para o Observador, sobre “a hipocrisia dos jornalistas”, o ex-diretor do Público sustentou que o ex-primeiro-ministro tem “usado” órgãos com grande público, como o Diário de Notícias, o Jornal de Notícias e a rádio TSF, para se expressar (quase) sem contraditório.

“O livro de Saraiva tem pouco valor histórico e comete pecados graves, mas se queremos falar de jornalismo não devíamos estar antes a discutir como o DN, o JN e a TSF são hoje usados por José Sócrates?”, escreveu José Manuel Fernandes, logo na abertura do texto.

Após várias considerações sobre o livro ‘Eu e o Políticos’, José Manuel Fernandes criticou a “passadeira vermelha” que o grupo Global Media, “um dos maiores do país e proprietário do Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF”, tem estendido a José Sócrates. E deu “factos”.

“Sabemos hoje, graças à Operação Marquês, que José Sócrates teve um papel determinante na transferência de propriedade daquele grupo em 2014”, com a “preocupação” de “controlar as direções dos dois jornais”, argumentou.

Segundo o colunista do Observador, foi “através do seu amigo e advogado Proença de Carvalho” que o ex-primeiro-ministro nomeou “Afonso Camões para esses lugares”.

“O atual diretor do Jornal de Notícias é, de resto, um amigo de longa data de José Sócrates, que o colocou em lugares tão importantes como a direção da Lusa e que contou com a sua colaboração noutras ‘operações’”, acrescentou José Manuel Fernandes.

“Sabemos que Proença de Carvalho é hoje o homem forte da administração do grupo e que os órgãos de informação da Global Media têm sido utilizados, com pouco ou nenhum escrutínio, por José Sócrates para difundir as suas mensagens”, concluiu o ex-diretor do Público, aditando “um pequeno levantamento” de posições do ex-governante dadas a público por órgãos da Global Media.

Em destaque

Subir