Mundo

Ex-chefe de Governo romeno tenta suicídio após sentença de dois anos de prisão

juizDepois de condenado por corrupção, o ex-primeiro-ministro da Roménia tentou o suicídio. Adrian Nastase disparou um tiro na garganta quando soube que o Supremo confirmou a pena de dois anos. Nastase foi operado com sucesso num hospital romeno, em Bucareste, e encontra-se estável.

O antigo chefe de Governo da Roménia, de 61 anos, respondia em tribunal por crimes de corrupção, praticados entre os anos de 2000 e 2004, durante o período do derradeiro mandato que exerceu como primeiro-ministro.

Adrian Nastase terá desviado mais de 1,5 milhões de euros para a sua campanha, através de procedimentos ilegais, com ligações corruptas com empresas privadas. Ontem, o Supremo Tribunal da Roménia confirma a sentença: condenação de Nastase a dois anos de prisão, por corrupção provada.

A sentença levou o ex-primeiro-ministro romeno a uma tentativa de suicídio, com arma de fogo. Terá dito à polícia que iria pegar num livro, mas Nastase recorreu a uma arma que teria na cintura e disparou.

No entanto, sobreviveu ao tiro e foi transportado de urgência para uma unidade hospitalar localizada em Bucareste. A intervenção cirúrgica de urgência a que foi submetido correu bem e Adrian Nastase encontra-se estável, internado naquele hospital.

Apesar de os atos de corrupção terem sido praticados enquanto era primeiro-ministro, Adrian Nastase foi condenado como líder do Partido Social Democrata da Roménia, em cujas listas iria candidatar-se à presidência. Apesar de condenado, sempre afirmou ser inocente e vítima de um julgamento político.

Nesta quarta-feira, não compareceu no tribunal para ouvir a juíza ler o veredicto que confirmou a sentença de dois anos de prisão. Teria 24h00 para se apresentar na polícia, afim de ser preso.

Ao longo do processo, um dos advogados de Nastase, Lucian Bolcas, prometeu que iria recorrer a um tribunal de Direitos Humanos, em Estrasburgo. No entanto, estas diligências foram vistas como tentativa de fazer prescrever o caso.

Em destaque

Subir