Nas Notícias

Ex-autarca alega ter Alzheimer para faltar a julgamento em que é arguido

João Lourenço, antigo presidente da Câmara de Santa Comba Dão, faltou ao início de um julgamento por ter Alzheimer em estado ligeiro.

O ex-autarca é o principal arguido no caso de uma alegada obtenção fraudulenta de fundos comunitários para a construção de estradas em Santa Comba Dão.

O julgamento começou hoje, no Tribunal de Viseu, com o antigo presidente da Câmara de Santa Comba Dão (entre 2005 e 2013) a faltar à sessão.

De acordo com o Jornal do Centro, a advogada que representa João Lourenço apresentou um relatório clínico a sustentar que João Lourenço sofre da doença de Alzheimer em estado ligeiro.

A defesa do ex-autarca solicitou ao tribunal que o cliente fosse sujeito a uma perícia psiquiátrica para aferir da sua inimputabilidade e se, à data dos alegados crimes, já sofria de Alzheimer.

O Ministério Público contestou a “manobra dilatória” do arguido, com o juiz presidente a concordar, rejeitando a realização da perícia e multando o ex-autarca pela falta, dado que o relatório clínico não sustentou a incapacidade de João Lourenço em estar presente na sessão.

O ex-autarca está acusado dos crimes de prevaricação de titular de cargo público e fraude na obtenção de subsídios, num processo que tem mais oito arguidos.

Em destaque

Subir