Mundo

Ex-aluna da Universidade do Minho distinguida por ter a melhor tese de doutoramento em alvenaria

Uma investigadora que frequentou a Universidade do Minho é a primeira portuguesa a receber o ‘Best Doctoral Dissertation Award’ da ‘The Masonry Society’.

Susana Moreira, investigadora de 31 anos, foi aluna na Universidade do Minho e agora recebeu o prémio de ‘Melhor Dissertação de Doutoramento’.

Susana Moreira é natural de Vila Real e formou-se em Engenharia Civil na Universidade do Porto, tendo realizado na Universidade do Minho um mestrado avançado em análise estrutural de monumentos e construções históricas. Já colaborou com várias empresas do setor da construção, como a Mota-Engil e Projenor. Desde abril de 2016 é docente na Pontifícia Universidade Católica do Perú.

Este galardão pretende premiar a contribuição de jovens investigadores acerca da construção em alvenaria – assentamento de blocos, pedras ou tijolos através de argamassa.

“Para além de representar uma grande conquista pessoal, o prémio contribui para o reconhecimento internacional da qualidade da investigação desenvolvida na UMinho, em particular no Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Estruturas de Engenharia”, afirmou Susana Moreira num comunicado.

Susana Moreira recebeu este trabalho devido ao trabalho “Seismic retrofit of masonry-to-timber connections in historical constructions”, com a orientação de Luís Ramos e de Daniel Oliveira, docentes na Escola de Engenharia da Universidade do Minho. Este trabalho aborda de forma pioneira o comportamento sísmico da ligação entre as paredes de alvenaria e os pavimentos de madeira em edifícios antigos construídos ao longo do século XIX e início do século XX.

“A investigação foi motivada pela necessidade de diminuir a vulnerabilidade sísmica de construções antigas de alvenaria e, também, por se ter verificado que ligações débeis podem afetar a estrutura de monumentos históricos e comprometer a sua segurança”, explica Susana Moreira.

A investigadora afirma que a médio prazo, estas soluções poderão ser aplicadas em Portugal. “É expectável que as ligações reforçadas melhorem a resposta sísmica dos edifícios antigos, mitigando os efeitos nefastos de eventuais sismos e atuando na proteção de vidas humanas e na diminuição de perdas económicas.

Susana Moreira é natural de Vila Real. Formou-se em Engenharia Civil na Universidade do Porto, tendo realizado na UMinho um mestrado avançado em análise estrutural de monumentos e construções históricas (SAHC). Já colaborou com várias empresas do setor da construção, como a Mota-Engil e Projenor. É, desde abril de 2016, professora da Pontifícia Universidade Católica do Perú, país conhecido pela sua elevada atividade sísmica.

Em destaque

Subir