Nas Notícias

Evo Morales – Presidente da Republica a tempo inteiro e jogador de futebol profissional em part-time

evo-morales2

Depois de uma semana de pausa eis que estou de regresso e logo com um tema que tem tanto de actual quanto de bizarro. Se antes de se mandar de cabeça para esta crónica leu o título já tem noção ao que vem. Se por algum acaso do destino não tinha lido o título certamente que já o fez entretanto dado que a frase anterior pressionou-o a fazê-lo. Dito isto, vamos então para a Bolívia. Não literalmente, com muita pena minha diga-se de passagem. Se a Troika sabe que há portugueses a comprar bilhetes de ida e volta (em vez de só de ida) é bem capaz de nunca mais de cá sair.

Bem digamos então que o Presidente da República da Bolívia a partir de agora vai acumular funções. Não, não foi eleito para outro cargo político. Até porque isso não faria o mínimo sentido (nem na Bolívia). A resposta óbvia seria “jogador profissional de futebol”. Espanta-me como não chegaram lá. Até porque estava no título! Ai ai ai que vocês andam desatentos! Mas voltemos ao Evo (gosto de o tratar só pelo primeiro nome). Por mais estranho que isto pareça acredite que é mesmo verdade: Evo Morales agora é também jogador de futebol. Mais concretamente jogador do Sports Boys, da Primeira Divisão da Bolívia.

Ah pois, mas vocês pensavam que ele ia jogar para um clube qualquer? Ele é o Presidente da República por amor de Deus! Como é óbvio ele iria imediatamente para o topo! Mas a parte melhor ainda está para chegar. O contrato que ele assinou com o clube da cidade de Santa Cruz prevê que receba um salário simbólico de 214 dólares (o equivalente a 155€) e é o próprio Evo (grande primeiro nome, sem dúvida) que escolhe quais os jogos que quer jogar (consoante a sua preenchida agenda, claro está). Ah, e só joga vinte minutos por jogo. Um contrato simples, como se pode constatar.

Mas e agora perguntam vocês: “Mas que idade tem o Presidente? Para jogar futebol a este nível é porque está no auge da sua forma física, certo?” Primeiro isso foram duas perguntas e não uma como tínhamos combinado. Têm que melhorar esse poder de síntese! Mas respondendo à vossa pergunta: não, muito pelo contrário dado que o senhor tem a bela idade de 54 anos! Sim, leram bem: cinquenta e quatro primaveras (e as restantes estações também, já agora).

Dito isto parece-me óbvio que temos que importar esta moda para Portugal levando a que os políticos comecem a praticar os mais variados desportos ao mais alto nível!

E como o Evo Morales é Presidente da República é precisamente por aí que começo. Cavaco Silva será imediatamente contratado pelo Olhanense para ser o próximo Treinador-Jogador do clube. Alguém que “raramente se engana e nunca tem dúvidas” é, obviamente, a pessoa certa para não só treinar como também jogar pelo clube algarvio. O Cavaco daria um óptimo “ponta esquecida”, ou seja ponta-de-lança, mas dos maus (como o Postiga, ou o Hugo Almeida, ou o Éder, ou qualquer outro avançado que o Paulo Bento convocou para o Mundial do Brasil).

O nosso PM, Pedro Passos Coelho, assinava contrato com o Estoril (na esperança de que no grupo da Liga Europa calhasse um clube alemão) e faria toda a ala direita sempre com tendência para descair no centro do terreno (e nunca jogaria na esquerda por motivos óbvios…). E como todos os jogadores que fazem toda a sua ala…nem seriam defesas nem médios, ou seja, não fariam nada. A vantagem de o contratar é que o clube ganhava também animação para o intervalo do jogo pois como toda a gente sabe poucos possuem os dotes vocais do Pedrinho.

O Vice-Primeiro Ministro Paulo Portas seria o reforço perfeito para a aula de Kizomba da terceira idade dos Alunos de Apolo. Futebol não é com ele, mas se há alguém que sabe “dançar” no meio político é o Paulinho. E tendo em conta a experiência que tem nas feiras e mercados deste nosso Portugal julgo que concordam comigo quando digo que a terceira idade seria a aula onde se enquadraria melhor.

{loadposition inline}António José Seguro seria a estrela da selecção portuguesa de Matraquilhos. Sim, porque embora saia as regras do futebol e até dê uns toques na bola isso não significa que tenha qualidade suficiente para assinar contrato por um clube profissional (quaisquer comparações entre os matraquilhos e a actualidade política fica à vossa conta e risco….).

Brincadeiras aparte é necessário dizer que esta notícia do Presidente da República da Bolívia tem tanto de ridículo como de genial. Esta é a melhor estratégia de marketing que o Sports Boys podia desejar pois de clube desconhecido de tudo e todos passou a clube sensação alvo da atenção da imprensa mundial. Seja o Presidente um excelente jogador ou um pé de chumbo o que interessa é que a promoção ao clube e ao país está feita. Parabéns por isso! E em segundo lugar, escusado será dizer que por detrás das piadas que podem ler acima não há qualquer intenção de ofender qualquer um dos visados ou o partido político a que pertencem.

O objectivo é apenas fazer humor com toda esta situação e assim como foram escolhidos estes protagonistas também é verdade que podiam ter sido outros. Foi apenas uma escolha, como tantas outras que fazemos diariamente.

Dito isto: esta é uma crónica para ler de forma descontraída e sempre com um sorriso nos lábios e nunca demasiado a sério. A vida é demasiado curta para levarmos tudo tão a sério!

Deixo-vos agora o seguinte desafio: que outros políticos nacionais poderiam ingressar numa modalidade desportiva? E que modalidade escolhiam? Vá, toca a puxar por essas cabeças e a seguir o exemplo do Morales (vêm? Eu sabia que Evo soava muito melhor!).

Boa semana.
Boas leituras.

Em destaque

Subir