Mundo

Evacuação de terminal do aeroporto de Frankfurt afetou 60 voos e 13 mil passageiros

A ordem de evacuação decretada hoje durante cerca de duas horas no terminal de partidas do aeroporto alemão de Frankfurt afetou 60 voos e 13 mil passageiros, segundo fontes locais citadas pela agência espanhola EFE.

Pouco antes do meio-dia, a polícia alemã decidiu evacuar uma parte do terminal de partidas do aeroporto de Frankfurt, o maior da Alemanha, após informações de que pelo menos uma pessoa teria entrado na zona de segurança daquele aeroporto sem autorização e que estava desaparecida.

Perante tal situação, as autoridades policiais decidiram evacuar a zona A do Terminal 1 do aeroporto de Frankfurt, para ações de verificação da área, e anunciaram que todos os voos com embarque naquela zona estavam suspensos.

Cerca de duas horas depois da emissão destas ordens, e através da rede social Twitter, a polícia alemã anunciou o levantamento das medidas de segurança, bem como esclareceu os contornos da situação, que foi provocada por causa de um erro de um elemento da segurança do aeroporto.

A polícia referiu que a situação surgiu após um elemento da segurança do aeroporto ter autorizado, por engano, a entrada para uma área segura de uma família francesa de quatro elementos (um casal e dois filhos) que ainda não tinha passado por todos os procedimentos de controlo de segurança.

A família seria posteriormente localizada e questionada, informaram as forças policiais, acrescentando que a mesma família foi autorizada a prosseguir viagem.

A agência noticiosa EFE precisou que o incidente de hoje afetou em particular 7.000 passageiros da companhia alemã aérea Lufthansa.

A empresa que gere o aeroporto internacional de Frankfurt, a Fraport, também confirmou que o incidente, que provocou atrasos e cancelamentos de voos, aconteceu por causa de uma falha humana.

Em finais de julho, no aeroporto de Munique (sul da Alemanha), um incidente de contornos quase similares também provocou 200 cancelamentos e 60 atrasos de voos.

Na altura, a situação foi desencadeada depois de uma passageira ter tido acesso à zona de embarque antes de concluir o controlo de segurança.

Em destaque

Subir