Ciência

“Eva Bra”: o soutien que consegue detetar o cancro da mama

A final dos ‘Global Student Entrepreneu Awards (GSEA), uma competição que premeia os jovens que criam negócios enquanto frequentam o ensino superior, foi renhida com 14 participantes de todo o mundo. No entanto, foi um jovem mexicano o grande vencedor do evento, com um soutien que pretende ajudar a prevenir o desenvolvimento de cancro da mama.

Julián Rios, de 18 anos, ganhou então o prémio final do GSEA, que decorreu em Frankfurt, na Alemanha, com o projeto “Eva Bra”, levando consigo o prémio de 18 mil euros.

O jovem conta que inspirou-se na mãe, que também sofreu da doença. A partir daí, desenvolveu um soutien com 200 biossensores, que através de um mapeamento da superfície da mama, consegue registar as mudanças de temperatura, forma e peso.

Através destas alterações, os biossensores conseguem analisar se algo está anormal, enviando os dados para uma aplicação.

“Porquê um soutien? Porque permite ter os seios na mesma posição e não precisa de ser usado mais de uma hora por semana”, afirmou Julián ao jornal ‘El Universal’.

O “Eva Bra” foi desenvolvido na empresa criada pelo jovem, a ‘Higia Technologies’, juntamente com três amigos. O público-alvo para este soutien será mulheres com tendências genéticas para ter a doença.

Em destaque

Subir