Cultura

Eurovisão: Apurados os dez finalistas que faltavam

Acaba de terminar a segunda semifinal da 63.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, que este ano se realiza na Altice Arena, no Parque das Nações, em Lisboa.

Passaram à final da competição Sérvia, Moldávia, Hungria, Ucrânia, Suécia, Austrália, Noruega, Dinamarca, Eslovénia e Holanda.

Estes dez finalistas juntam-se a Albânia, Áustria, Bulgária, Chipre, Estónia, Finlândia, Irlanda, Israel, Lituânia e República Checa, apurados na semifinal realizada na terça-feira.

Esta noite competiram Noruega, Roménia, Sérvia, San Marino, Dinamarca, Rússia, Moldávia, Países Baixos, Austrália, Geórgia, Polónia, Malta, Hungria, Letónia, Suécia, Montenegro, Eslovénia e Ucrânia.

Também foram apresentadas esta noite as canções de Alemanha, França e Itália, três dos ‘Big5’, os cinco países (com Reino Unido e Espanha, que se mostraram na primeira semifinal) que todos os anos estão automaticamente apurados para a final da Eurovisão.

Portugal (representado por Cláudia Pascoal e Isaura, com ‘O Jardim’) estava qualificado diretamente para a final devido ao triunfo, na edição do ano passado, de Salvador Sobral.

Passaram à final os dez temas com maior pontuação, decidida por televoto (com um peso de 50 por cento) e por júris nacionais (outros 50 por cento).

Não foram revelados os votos recebidos.

O Festival Eurovisão da Canção é realizado pela União Europeia de Radiodifusão (EBU, na sigla em inglês), da qual faz parte a RTP.

Em destaque

Subir