Economia

Eurostat: Portugal com a terceira maior taxa de inflação homóloga da Zona Euro

eurosA taxa de inflação homóloga registada em Portugal, relativa ao mês de fevereiro, atingiu os 3,6 por cento, segundo o Eurostat, que aponta aumentos de preços sobretudo nas áreas dos transportes. Segundo o gabinete de estatística da União Europeia, este é um dos três valores mais altos da Zona Euro.

Portugal, com 3,6 por cento, só foi batido pela Estónia (4,4 por cento) e pela Eslováquia (quatro por cento), na taxa de inflação homóloga, que compara os dados relativos aos meses de fevereiro de 2011 e 2012. Numa análise às taxas de inflação dos 27 estados da União Europeia, Portugal apresenta o sétimo valor mais elevado.

Na Zona Euro, verificou-se uma subida de preços generalizada, em fevereiro, sobretudo nos transportes, no alojamento, tabaco e bebidas alcoólicas, adianta o Eurostat. A contribuir para a descida da inflação estiveram as reduções de custos nas comunicações (variação negativa de três pontos percentuais), educação (menos um por cento) e lazer e cultura (menos 0,9 pontos).

Valor provisório fornecido pelo gabinete de estatística da União Europeia, indica ainda que a taxa de inflação na Zona Euro estabilizou, numa comparação com o primeiro mês do ano de 2012.

Em destaque

Subir