Economia

Eurostat: Desemprego cresce em Portugal, na Zona Euro e na União Europeia

empregoO desemprego em Portugal cresceu para 12,5 por cento em setembro, segundo dados do Eurostat, hoje divulgados. A autoridade estatística europeia revela ainda que a Zona Euro tem agora uma taxa média de desempregados de 10,2 pontos percentuais, enquanto a União Europeia regista 9,7 por cento.

Austeridade é sinónimo de desemprego e essa realidade está bem expressa pelos mais recentes dados do Eurostat, relativos ao desemprego em Portugal e na Zona Euro. Depois de quedas sucessivas em junho e julho – sendo que em agosto a taxa se mantivera nos 12,4 pontos percentuais, setembro traz uma ligeira subida de 0,2 por cento.

Este aumento estava nas previsões do Governo, que estima um aumento do desemprego nos próximos meses, em consequência das medidas aplicadas, que vão acentuar a estagnação económica e a perda de postos de trabalho.

As quedas verificadas em junho e julho devem-se, sobretudo, ao emprego sazonal, em virtude dos meses de férias. Em setembro, Portugal regressa aos 12,6 por cento que registara em abril e maio.

Relativamente à Zona Euro, também se verificou uma subida de uma décima, de 10,1 para 10,2 por cento. Já numa análise do Eurostat à União Europeia verifica-se igual variação, de 9,6 para 9,7 por cento de desempregados.

Refira-se que as estimativas de desemprego do Eurostat, relativamente a Portugal, se baseiam em dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Estatística, entidade nacional que apenas analisa a taxa de desemprego trimestralmente.

Os últimos indicadores do INE, numa análise ao segundo trimestre do ano de 2011 em Portugal, apontam para 12,1 por cento de desempregados, menos 0,3 por cento do que no primeiro trimestre do ano.

Os dados do desemprego do Eurostat para Portugal baseiam-se na informação do INE, que só calcula valores trimestrais e cujo dado mais recente é o de uma taxa de 12,1 por cento relativa ao segundo trimestre do ano (após 12,4% de janeiro a março).

Em destaque

Subir