Mundo

Europol: Não faltam voluntários ao Estado Islâmico para novos ataques terroristas na Europa

A agência policial europeia avisa, no Relatório de Avaliação de Terrorismo e Tendências, que não faltam voluntários ao Estado Islâmico para a realização de novos ataques na Europa, sendo a grande maioria oriunda do ‘velho continente’. De acordo com a Europol, os incidentes vão aumentar de complexidade e terão uma mortalidade superior.

Este crescimento das redes terroristas no mundo ocidental decorre como consequência do combate ao ISIS (ou Daesh) nos territórios que dominava sem ter de lidar com interferência externa, como o Iraque e a Síria.

“O Estado Islâmico está a treinar operacionais na Síria e no Iraque para realizar atentados terroristas no ocidente e não tem falta de voluntários para perpetrarem esses ataques”, indica o relatório da Europol.

A agência europeia realça ainda que os planos do Daesh são cada vez mais individualizados, de forma a que os operacionais consigam atuar sozinhos ou em grupos de pequena dimensão, o que dificulta a vigilância por parte das autoridades.

No ano passado, três países da Europa – França, Bélgica e Alemanha – foram palco de 13 ataques jihadistas, que resultaram em 135 mortes.

A Europol deteta ainda “uma crescente atribuição de funções operacionais” a mulheres e crianças, o que surge pelo facto de “levantarem menos suspeitas” junto das autoridades europeias enquanto possíveis terroristas.

“Há uma transferência de métodos, técnicas e táticas terroristas das atuais zonas de conflito”, como o Afeganistão e o Califado proclamado pelo ISIS entre a Síria e o Iraque, para os 28 países da União Europeia (o relatório foi elaborado antes de confirmado o Brexit), “assim como do conhecimento e instruções para montagem de engenhos explosivos artesanais”.

Em destaque

Subir