Nas Notícias

Europeus preferem fazer férias sem sair do país

cancro_pele_praiaA maioria dos cidadãos europeus faz férias dentro do próprio país e, por este motivo, as viagens costumam ser de curta duração. Esta é a conclusão de um relatório divulgado pelo Eurostat, em comemoração do Dia Europeu do Turismo.

Este documento, com base em números referentes ao ano passado, aponta que os europeus realizaram cerca de mil milhões de viagens em lazer.

Deste número total, 77 por cento das deslocações terminaram em destinos ‘familiares’ e 51 por cento das férias foram de curta duração, isto é, um máximo de três noites.

Espanhóis e gregos lideram a lista de preferência de destinos dentro do próprio país, com 92 e 91 pontos percentuais, respetivamente.

Só 23 por cento das viagens realizadas por cidadãos europeus tiveram como destino locais fora do país de residência. Os portugueses também preferem os destinos dentro do próprio país e encontram-se em quinto lugar nessa lista.

Em Portugal, nove em cada dez, de um total de 11,1 milhões de viagens em lazer, acabaram num destino nacional. Entre estas deslocações, apenas 26 por cento duraram mais do que três noites de estadia.

A média europeia aponta que três quartos dos cidadãos preferiram fazer férias sem sair das fronteiras do país. Por seu lado, em Portugal, a proporção de cidadãos que optam por destinos ‘cá dentro’ é de nove em cada dez cidadãos.

Em destaque

Subir