Desporto

Europeu eleva Portugal a quinto melhor do mundo e ‘expulsa’ Brasil do top 10

brasil_neymar_marceloNunca o Brasil esteve tão mal colocado no ranking de seleções da FIFA: em ano de Campeonato da Europa, a ‘canarinha’ desceu para o 11.º lugar. Já Portugal beneficiou da excelente campanha e é agora a quinta melhor seleção do mundo.

A atualização do ranking de seleções da FIFA surpreendeu pela ausência do top 10, inédita, do Brasil. Nunca, desde que a lista começou a ser elaborada (no ano de 1993), a potência sul-americana falhou uma posição entre os dez melhores, nem sequer em anos de Campeonato da Europa.

Com o grande salto da Itália, finalista neste Europeu, o Brasil viu-se relegado para a 11.ª posição. Um lugar pouco condizente com a valia futebolística da única formação pentacampeã mundial, a dois anos de organizarem o Campeonato do Mundo. Já os transalpinos regressaram ao top 10 depois duma subida de seis postos, ocupando a sexta posição no ranking.

Portugal, que também realizou uma excelente campanha no torneio continental, passou a ocupar o quinto lugar deixado ‘vago’ pelos brasileiros. A Seleção Nacional evoluiu cinco posições para voltar ao mesmo posto que ocupou em maio. Desde outubro de 2009 que a equipa das quinas não falha o grupo das dez melhores seleções.

O ranking continua a ser liderado pela bicampeã europeia Espanha, com a semi-finalista Alemanha a recuperar o segundo lugar, tanto mais que era ocupado por uma seleção sul-americana: o Uruguai está agora no terceiro lugar. A pior queda, no top 10, foi a da Holanda: o último posicionado no grupo de Portugal, durante o Europeu, caiu do quarto para o oitavo posto.

Em destaque

Subir