Euromilhões

Euromilhões: Milionário paga três milhões de euros em impostos

euromilhoes2O sorteio desta terça-feira do Euromilhões fez mais um milionário em Portugal, mas dos 15 milhões de euros que o apostador ganhou, três milhões terão de ser entregues ao Estado. É a nova lei, que obriga a uma tributação de 20 por cento para prémios superiores a 5000 euros, quer resultem de apostas no Euromilhões ou não.

Um português ganhou 15 milhões de euros no sorteio do Euromilhões desta terça-feira. Mora em Portugal o único totalista em toda a Europa, mas a verdade é que este apostador terá de repartir a fortuna com o Estado: um quinto do primeiro prémio cai no erário público.

Assim, este apostador milionário consegue ‘somente’ 12 milhões de euros. E o Euromilhões transformou-se numa verdadeira ‘galinha de ovos de ouro’ para o Estado, já que, desde o início do ano, em prémios de jogos, já arrecadou mais de 7,5 milhões de euros, provenientes do imposto sobre os jogos sociais.

As novas regras de tributação (do Euromilhões e de outros sorteios) estão sujeitos a tributação de 20 por cento, desde o passado dia 1 de janeiro, data em que o Orçamento de Estado entrou em vigor.

Esses valores pagos ao fisco têm maior expressão no Euromilhões, em virtude do valor elevado valor do primeiro prémio. Em casos de jackpot, o Estado arrecada um verdadeiro ‘jackpot’, sem ter feito qualquer aposta.

No sorteio de ontem, um único totalista em Portugal foi bafejado pela sorte, arrecadando o primeiro prémio, ao acertar na chave composta pelos números 2, 4, 10, 22 e 50, acompanhados pelas estrelas 5 e 8 (concurso 021/2013 do Euromilhões).

Outro apostador de Portugal também conseguiu um prémio significativo. É um dos cinco felizardos que vão repartir o segundo prémio (196 mil euros, no total). Recorde-se que no passado mês de janeiro um emigrante português também ganhou o primeiro prémio.

Em destaque

Subir