Economia

Euribor: Taxas em queda, prestações do crédito à habitação mais baixas

defaultMantém-se a tendência de queda das taxas Euribor, que atingem, nesta terça-feira, mínimos históricos. As taxas a seis meses, indexadas à maioria dos créditos à habitação, caíram para 0,528 por cento.

A tendência de descida das taxas Euribor – prevista pelos analistas, em virtude no cenário macroeconómico mundial –fez-se sentir nesta terça-feira, com um recuo nas taxas a seis meses, as mais comuns na maioria dos créditos à habitação.

De acordo com os dados diários da Federação Europeia de Bancos, a Euribor naquele prazo desceu para 0,528 pontos percentuais, nesta terça-feira. Com juros do crédito à habitação mais baixos, esse facto repercute-se na prestação a pagar.

Já as taxas a nove e a 12 meses estavam, na manhã de hoje, com uma ligeira queda, situando-se nos 0,666 e 0,791 por cento, respetivamente. Estes valores foram fixados às 10h09 de hoje.

A queda da Euribor também era muito ligeira (0,005 pontos percentuais). No entanto, mais ténue ainda era a descida da taxa a três meses, que é utilizada sobretudo nos créditos realizados pelas empresas: desceu 0,003 por cento, para 0,273 pontos percentuais.

Os mínimos históricos da taxa Euribor são consequência do cenário de crise, já que numa altura de dificuldade económica tenta-se, com juros mais baixos, evitar consequências negativas.

A definição da Euribor faz-se através do cálculo das taxas médias dos bancos que se disponibilizam para proceder a empréstimos no mercado interbancário. Também a taxa de juro diretora da Zona Euro está a perder, nesta terça-feira, fixando-se nos 0,75 pontos.

Em destaque

Subir