Economia

Euribor: Taxas a seis meses com maior ciclo de subidas de sempre

Taxas Euribor continuam a subir, a todos os prazos, o que representa um aumento no valor da prestação mensal dos créditos à habitação. A taxa a seis meses, mais utilizada pelos portugueses, sobe pela 34.ª sessão consecutiva – o maior ciclo de subidas de sempre.

A taxa Euribor para a maioria dos créditos dos portugueses (a seis meses) atingiu os 1,682 por cento, depois de uma nova subida, que se repete pela 34.ª vez consecutiva. Esta percentagem significa valor mais elevado para quem tem crédito à habitação, com um aumento de 30 euros, numa média que tem como base os créditos mais comuns.

Mas a taxa que mais subiu foi o prazo a três meses, que se situa nos 1,395 por cento. A 12 meses, a Euribor avançou para 2,139 pontos percentuais – é a 20.ª sessão seguida acima dos dois por cento. No total dos três prazos, trata-se da 32.ª subida consecutiva.

A razão destas subidas reside na falta de liquidez na Zona Euro, em virtude do sucessivo aumento da inflação. Segundo o Eurostat, organismo de estatísticas europeu, a inflação situou-se nos 2,8 por cento em abril, mais 0,1 por cento do que em março.

Em destaque

Subir