Tecnologia

EUA: Microsoft apresenta Xbox Music, serviço de música rival do iTunes da Apple

microsoft 2Empresa norte-americana vai disponibilizar cerca de 30 milhões de faixas no serviço, que podem ser ouvidas de forma gratuita após uma subscrição mensal.

A Microsoft procura cada vez mais aumentar a sua oferta no entretenimento. Depois do Kinect, serviço que permite jogar na Xbox sem comandos, recorrendo só aos gestos do corpo, a gigante norte-americana aposta agora na vertente musical.

O serviço chama-se Xbox Music e permite que o utilizador ouça um total de 30 milhões de faixas em streaming. Para tal, e caso queira ouvir as músicas na consola, apenas tem de fazer uma subscrição mensal do serviço que irá custar, ao que tudo indica, cerca de 7,70 euros em Portugal. Para descarregar e guardar a música no disco rígido da consola ou do computador, nesse caso cada faixa vai ter um custo adicional.

Na verdade, trata-se de um serviço concorrente do já popular iTunes da Apple, uma plataforma que serve os utilizadores da marca da maçã em diversos aparelhos, fixos e móveis.

O Xbox Music foi apresentado e lançado pela Microsoft esta segunda-feira, 15 de outubro.

Disponível vai estar também uma versão gratuita, que incluirá anúncios publicitários a cada 15 minutos de música. Para os responsáveis, esta não fará com que os utilizadores percam a vontade de utilizar o serviço: “Ouvir um anúncio a cada 15 ou 20 minutos é algo aceitável”, afirma Michael Gartenberg.

Segundo a agência Reuters, a confirmar-se os 30 milhões de faixas disponíveis em streaming, o Xbox Music tornar-se-á na maior biblioteca musical digital, com mais quatro milhões que o iTunes.

A mesma fonte revela ainda que, em todo o mundo, foram vendidas mais de 67 milhões de consolas Xbox, em sete anos, desde 2005, ano em que foi lançada a segunda versão do aparelho da Microsoft.

Em destaque

Subir