Mundo

EUA apoiam Israel “a 100%”, diz Trump sobre escalada de violência em Gaza

O Presidente norte-americano assegurou este domingo todo o apoio a Israel, numa altura em que se intensificam as hostilidades entre o Estado hebraico e grupos armados do enclave palestiniano.

“Mais uma vez, Israel enfrenta uma barreira de ataques mortais com ‘rockets’ dos grupos terroristas Hamas e ‘Jihad’ islâmica. Nós apoiamos Israel a 100 por cento na defesa dos seus cidadãos”, escreveu Donald Trump na rede social Twitter.

Numa outra mensagem, o Presidente dos EUA exortou os palestinianos da Faixa de Gaza a “acabar com a violência e a trabalhar em direção à paz”.

As violências em Gaza estão a comprometer uma frágil trégua em vigor desde finais de março entre Israel e o Hamas e seus aliados, que desde 2008 estiveram envolvidos em três guerras.

Os disparos de lança-foguetes palestinianos e a resposta do Estado judaico provocaram desde sábado quatro mortos do lado israelita e 23 palestinianos.

A ONU já condenou este crescendo de violência e recomendou contenção. “Condeno os contínuos ataques. Já se perderam demasiadas vidas de palestinianos e israelitas, [provocaram] feridos, casas destruídas. É tempo de voltar a um entendimento, antes que seja demasiado tarde”, disse o enviado especial da ONU ao Médio Oriente, Nikolay Mladenov.

Em destaque

Subir