Mundo

EUA acedem a registos telefónicos privados e colocam ‘sob escuta’ milhões de norte-americanos

barack-obamaMilhões de norte-americanos estão vulneráveis à Agência Nacional de Segurança (NSA) dos EUA, que está a aceder a registos telefónicos, no seguimento de uma operação secreta. O Departamento de Estado da administração de Obama pediu à operadora Verizon que cedesse informações dos seus clientes. Somente o conteúdo das chamadas não é divulgado.

Segundo revela o jornal inglês The Guardian, uma ordem dos serviços secretos dos EUA levou a operadora telefónica Verizon a ceder Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos diversos dados sobre registos telefónicos diários, que deixam milhões de cidadãos vulneráveis, sem privacidade.

Trata-se de uma ordem judicial do Departamento de Estado da administração de Barack Obama, assinada pelo juiz Roger Vinson. Nesse documento, é pedido que a operadora ceda, todos os dias, dados telefónicos de todos os seus clientes. Os registos são posteriormente colocados à disposição dos serviços secretos.

A ordem judicial tem rubrica de 24 de abril e está a vigorar, até ao dia 19 de julho. Este dado permite perceber desde quando e até quando os norte-americanos vão estar ‘sob escuta’, num caso que suscitou enorme polémica.

Em causa estão milhões de pessoas, que veem cedidas à NSA, sem saber, informações privadas como números contactados, localização de pessoas contactadas e até tempo de chamada. O The Guardian revela, no entanto, que a agência de segurança não acede ao conteúdo dos telefonemas.

Esta alegada invasão de privacidade surge numa altura em que a Associated Press tornou públicas informações de que os serviços secretos de Obama levarem a cabo diversas ações de espionagem de trocas de informações, quer por telefone, quer por e-mail, sendo que os visados eram os jornalistas daquela agência noticiosa.

Em destaque

Subir