Mundo

Etarra de Óbidos capturado pela polícia francesa

Dois dos etarras mais procurados pelas autoridades espanholas foram detidos em França. Oier Gómez Mielgo e Itziar Moreno – que fugiram de uma casa em Óbidos, em 2010 – ainda conseguiram escapar a uma operação stop, no passado sábado, mas acabaram presos.

Terminou a fuga Oier Gómez Mielgo e Itziar Moreno, cujos nomes constavam da lista dos membros da Eta mais procurados. A informação já foi confirmada por fontes policiais, depois de divulgada na imprensa de Espanha.

Oier Gómez Mielgo deixou marcas em Portugal, onde residiu, em Óbidos, durante algum tempo. A sua vivenda transformou-se num verdadeiro arsenal, para alimentar a luta terrorista da organização. Os explosivos descobertos destinavam-se a um atentado às Torres Kio, em Madrid.

Mielgo morou em Óbidos juntamente com Antoni Cengotitabengoa, etarra que acabou detido a 11 de março de 2010, precisamente no dia em que se assinalou mais um ano sobre os atentados da Al Qaeda, em 2004, em quatro comboios da rede ferroviária da capital espanhola.

Cengotitabengoa preparava-se para embarcar para a Venezuela, mas foi detido no aeroporto de Lisboa. Faltava capturar Oier Gómez Mielgo, outro elemento terrorista em fuga.

No passado sábado, Mielgo este prestes a ser apanhado, mas conseguiu escapar a uma operação stop, em França, depois de disparar sobre as autoridades gaulesas, no centro de França, tendo provocado um ferido. Também Itziar Morena, que constava igualmente da lista dos mais procurados da Eta, foi capturada.

Em destaque

Subir