Nas Notícias

Estudo: Risco de cancro é maior nas mulheres mais altas

Estudo da Universidade de Oxford revela que existe uma relação direta entre a altura de uma mulher e as probabilidades de desenvolver cancro. Por exemplo, uma pessoa com 1,80 metros apresenta um risco 16 por cento superior a outra com 1,70 metros.

Segundo esta pesquisa, os riscos aumentam numa razão de 16 por cento por cada dez centímetros de altura. Nesse sentido, quanto maior é a mulher, mais riscos enfrenta de desenvolver um dos dez tipos de cancro mais vulgares.

Esta pesquisa – publicada na revista Lancet Oncology – foi realizada em Inglaterra, entre 1996 e 2001, e envolveu uma amostra significativa: 1,3 milhões de mulheres. Entre as mais baixas, por ano, foram registados 750 tumores por cada 100 mil mulheres. Esse número aumentou nas mulheres com 1,62 metros (850 casos) e com 1,75 metros (1000 cancros).

Os tipos de cancro que seriam afetados pela altura são de cancro do cólon, da mama, útero, ovário, rim, leucemia, linfoma, linfoma não-hodgkin e melanoma maligno são os tipos de cancro que foram detetados.

Os investigadores acreditam que este estudo pode ter o mesmo resultado se for feito nos homens. Aliás, há pesquisas semelhantes que o comprovam.

Em destaque

Subir