Nas Notícias

Estudo: 42,6 por cento das crianças em Portugal aumentou consumo de fruta

fruta crianca Segundo os resultados preliminares de um estudo apresentado pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), no âmbito do Dia Mundial da Alimentação, verificou-se que 42,6 por cento das crianças que integraram o programa motivacional ‘Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável’, no ano letivo 2013-2014, aumentou o consumo diário de fruta, em apenas 12 semanas.

De acordo com o estudo, a região da Madeira foi aquela que registou o maior impacto em relação ao consumo reportado antes da intervenção: no início do programa 14,3 por cento das crianças não comia qualquer porção de fruta diariamente, tendo esta percentagem reduzido para os 4,3 pontos percentuais no final do programa.

Estes são os primeiros dados de um estudo realizado por uma equipa de investigadores da APCOI que contou com uma amostra de 18 374 crianças, de um total de 70 357 participantes da terceira edição do projeto ‘Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável’.

A ação incentiva as crianças do 1.º ciclo e jardins de infância a adotar e manter hábitos saudáveis na sua alimentação diária, através de um programa motivacional.

Os investigadores concluíram ainda que 73,5 por cento das crianças não ingeria a quantidade de fruta recomendada diariamente antes de participarem no projeto da APCOI.

O consumo diário de fruta é um dos componentes mais importantes de uma alimentação saudável. É, por isso, que a Organização Mundial de Saúde recomenda que se ingiram pelo menos três porções de fruta por dia.

“Como a fruta tem nutrientes insubstituíveis, o seu baixo consumo tem efeitos negativos para a saúde das crianças: dificulta o bom funcionamento dos intestinos, diminui as defesas do organismo, tornando-as mais sujeitas às doenças, nas quais se inclui a obesidade logo desde a infância, além de provocar alterações nos níveis de energia, de concentração e aprendizagem” indica a dietista Rita Loureiro, investigadora da APCOI.

“Poucos estudos em Portugal têm uma amostra tão grande, o que nos permite obter um maior conhecimento da realidade dos estilos de vida e da caraterização do estado nutricional das crianças portuguesas”, acrescenta.

A investigação analisou também o estado nutricional dos participantes e as conclusões indicam que um terço das crianças entre os 2 e os 12 anos tem excesso de peso, das quais 16,8 por cento são obesas.

A região que apresentou a maior percentagem de crianças obesas foi a Madeira (22,1 por cento). Além disso, o Algarve foi a região que revelou a menor taxa de obesidade infantil (14,7 pontos percentuais). Por outro lado, a região dos Açores foi a que registou o maior índice de crianças na categoria de baixo peso (8,1 pontos).

Depois do sucesso obtido no último ano letivo, arranca esta semana nas escolas portuguesas a quarta edição do projeto ‘Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável’ para continuar a prevenir a obesidade infantil.

Metodologia do estudo

O relatório final deste estudo nacional apresenta mais resultados sobre hábitos alimentares e estilos de vida das crianças portuguesas. O inquérito foi realizado a alunos de turmas de jardim de infância e de 1.º ciclo do ensino básico e reportado à APCOI pelos professores, educadores e técnicos de saúde ou educação municipais, através de um questionário inicial e outro final, tendo a recolha de dados decorrido entre os dias 13 de outubro de 2013 e 24 de janeiro de 2014.

A amostra global é composta por 18 374 crianças das sete unidades territoriais portuguesas (NUTS II), de um universo total de 70 357 alunos participantes da terceira edição do projeto ‘Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável’. A totalidade dos inquiridos tinha idades compreendidas entre os 2 e os 12 anos.

Em destaque

Subir