PT Animal

Estudo prova que donos de cães são mais felizes do que os de gatos

É mais uma acha para uma fogueira clássica: os amantes dos cães contra os amantes dos gatos. Um estudo veio dar argumentos a quem tem um cão, pois “é mais feliz e tem vida social” do que o dono de um gato.

Os amantes dos pequenos felinos não vão gostar desta notícia: a ciência provou que quem tem um cão é “é mais feliz e tem vida social”.

O estudo, realizado por uma equipa de investigadores do Manhattanville College, de Nova Iorque (EUA), envolveu 263 participantes com idades entre os 19 e os 68 anos.

Deste total, a maioria (64 por cento) tinha um animal de estimação: só seis por cento dos animais não eram cães nem gatos.

Os resultados, apurados com base numa ferramenta da Amazon, mostraram que os donos de cães “sentem-se mais recompensados, mais conscientes, menos neuróticos e mais extrovertidos do que os donos de gatos”, como resumiu a coordenadora do estudo, Katherine Jacobs Bao.

É de referir que as diferenças nos vários critérios foram mínimas, embora sempre com vantagem para os donos de cães.

Este estudo complementa um anterior, da Universidade da Califórnia, que apresentou os donos de gatos como sofrendo mais ansiedade do que os donos de cães.

“A personalidade que influencia a nossa escolha quando ao animal a adotar não é imutável, pelo que pode ser influenciada pela opinião das pessoas com quem mantemos relações sociais”, salientou Katherine Jacobs Bao.

Quer isto dizer que quem tem um cão pode ‘cantar vitória’ sobre o dono de um gato? Nem por isso… Basta que imagina, como neste divertido vídeo, como se comportariam os seus amigos se fossem um destes animais de estimação.

Em destaque

Subir