Nas Notícias

Estudo: portugueses gastam menos nas férias de Natal

São muito poucos os portugueses que se preparam para viajar no Natal. No total, são apenas três por cento que afirmam viajar nesta época natalícia.

A maioria dos portugueses, cerca de 87 por cento, vai optar por passar o Natal em casa, um aumento de três por cento face ao ano anterior. E quem admite viajar, afirma que os gastos vão diminuir.

Pondo os presentes e os gastos com a consoada à parte, os consumidores que vão aproveitar esta altura para ir de férias não planeiam gastar mais do que 287 euros, menos 100 euros em relação ao Natal de 2015.

Estas conclusões são de um estudo do Observador Cetelem, revelado na passada terça-feira, em que há menos portugueses a usar a falta de dinheiro como razão para não ir de férias no Natal. Em 2015 eram cerca de 30 por cento os que alegavam motivos financeiros como um entrave, mas este ano a percentagem baixou para 23 por cento.

Dos 3 por cento que afirmam ir para fora passar o Natal, a camada jovem, entre os 24 e os 35 anos, está bem representada neste segmento. Por outro lado, 10 por cento tiram férias para estar com a família, um valor menor em relação ao ano passado, que rondava os 12 por cento.

Os habitantes da zona Centro do país destacam-se como os que mais aproveitam esta época para sair. Entre os inquiridos existem ainda oito por cento de indecisos, que guardará para a última hora a decisão de passar as férias de Natal fora de casa.

 

 

Em destaque

Subir