Nas Notícias

Estudo: Pílula do dia seguinte é ineficaz em mulheres com peso superior a 80 quilos

obesidadeobesidade 600 1Estudo alerta para a ineficácia da pílula do dia seguinte em mulheres que pesem mais de 80 quilogramas. A razão prende-se com conclusões sobre o princípio ativo levonorgestrel, utilizado neste tipo de medicamento contracetivo. A pesquisa é da autoria da Universidade de Edimburgo, na Escócia.

O estudo foi iniciado em 2011 e os seus resultados levaram já a empresa farmacêutica francesa HRA Pharma a não aconselhar a toma da pílula do dia seguinte por parte de mulheres com excesso de peso, sendo que 80 quilogramas é a fasquia definida, a partir da qual este método contracetivo deixa de produzir efeito.

Em causa estão conclusões sobre o levonorgestrel, composto principal de diversas pílulas do dia seguinte – com dosagens diferentes, consoante a pílula do dia seguinte.

A pesquisa da Universidade de Edimburgo foi feita com cerca de 1700 mulheres, mas os resultados só agora suscitou um alerta de um laboratório.

A eficácia deste tipo de método contracetivo tem merecido diversas discussões, nos últimos anos. Milhões de mulheres em todo o mundo utilizam este contracetivo de emergência, que não apresenta os resultados esperados em mulheres obesas.

Em destaque

Subir