Ciência

Estudo: Mulheres que passam até dez horas por dia sentadas poderão estar a envelhecer prematuramente

Passa muitas horas sentada? Tenha cuidado, poderá estar a envelhecer mais rapidamente do que pensa.

Um estudo norte-americano revelou que as mulheres que passam pelo menos dez horas sentadas aceleram o seu processo de envelhecimento.

Passar mais de 10 horas por dia sentadas dá às mulheres uma idade biológica até oito anos mais velhas do que realmente são.

Os investigadores estudaram os movimentos de 1.481 mulheres com mais de 64 anos e descobriram uma ligação relevante entre o estilo de vida sedentário e o envelhecimento prematuro das células do corpo. Este processo de envelhecimento prematuro está relacionado com o aumento do risco de cancro, diabetes e doença cardíaca, segundo o ‘Daily Mail’.

No entanto, o estudo aconselha a apenas meia hora de exercício físico, como uma caminhada acelerada ou andar de bicicleta, como suficiente para se livrar dos danos de um dia passado sentado.

É recomendado, para quem tem um emprego sedentário e passa 75 por cento do seu dia de trabalho em frente de um ecrã de computador, paragens regulares para ir à casa de banho, à rua, beber água, café ou simplesmente descer e subir escadas. É necessário manter alguma atividade com as pernas e ir mudando de posição.

Em destaque

Subir