Mundo

Estudo mostra que a melhor maneira de deixar de fumar é… receber dinheiro

Decidido a desafiar a teoria de que os cigarros eletrónicos são a melhor solução para quem quer deixar de fumar, este grupo de investigadores decidiu analisar a sua utilização para esse fim em comparação com outros métodos, entre os quais receber incentivos financeiros.

De acordo com o Washington Post, apesar de os cigarros eletrónicos serem defendidos como o melhor método para quem quer deixar de fumar, o que é realmente necessário é um incentivo financeiro.

Publicado esta semana na revista ‘New England Journal of Medicine’, este estudo contou com 6000 participantes, divididos, mais tarde, em cinco grupos diferentes.

Se o primeiro grupo recebeu mensagens motivacionais e o segundo adesivos de nicotina, o terceiro conjunto de participantes recebeu de imediato cigarros eletrónicos – o passo para quem não conseguisse deixar de fumar com os dois métodos anteriores.

Nos dois restantes grupos, os participantes foram brindados com um incentivo financeiro que ia até ao limite de 600 dólares, cerca de 510 euros.

A análise durou seis meses e, segundo o jornal norte-americano, quem recebeu incentivos financeiros apresentou três vezes mais probabilidade em deixar de fumar.

A teoria dos cigarros eletrónicos ficou também provada, com o terceiro grupo a apresentar melhores resultados que os dois primeiros, mas ainda assim de forma pouco significativa.

A nível motivacional, porém, a utilização dos cigarros eletrónicos ajudaram 5 por cento dos participantes, face aos 13 por cento daqueles que receberam dinheiro.

Para Scott Halpern, o autor do estudo, a pesquisa foi relevante para discutir a ineficácia desse tipo de cigarros.

“Queremos informar os sistemas de saúde e as seguradoras – federais, estaduais ou privadas. Todos estes grupos estão a oferecer esses auxílios convencionais a pessoas que querem deixar de fumar e o que descobrimos é que não está a ser dinheiro bem gasto”, afirmou.

Em destaque

Subir